Acerca

Nome: Axel Thomas Witsel
Data de Nascimento: 12-01-1989 (23 anos)
Nacionalidade: Belga
Naturalidade: Liége
Posição: Médio Centro
Pé Preferido: Direito
Altura: 186 cm
Peso: 80 kg

Inverno na altura, na fria cidade de Liége que pertence à parte "francesa" da Bélgica, nasceu Axel Witsel, filho de uma belga, e de Henry Witsel de raízes da Martinica.

(Axel Witsel, Loïc Jadot e Benjamin Legrand, num torneio, após quase um ano de ter chegado ao Standard de Liège)


Muito novo deu pontapés na bola e logo aos 6 anos, Axel Witsel começou a jogar no RRC Vottem um clube amador da cidade de Vottem, perto de Liége.

Com 8 anos, Witsel muda-se para o RCS Visétois, onde o seu talento ficou à vista e cerca de um ano depois em 1999 irá para o Standard Liége.

                                                (Witsel, no Standard de Liège com 11 anos)

E foi aí que Witsel teve a sua escola toda, e já era dado como uma das grandes promessas do clube e era aposta de muitos para uma estrela nacional a par de Defour. Quando fez 15 os seus dotes foram bem vistos e atraíu atenção de grandes clubes da europa como o Real Madrid, o Arsenal e o Feyenoord.
No entanto foi em Liége que permaneceu.

                                             (Witsel, no Standard de Liège com  cerca de 17 anos)

Foi em 2006 com 17 anos que Witsel foi chamado para o plantel principal do Liége e entrou ao minuto 89 para substituir Defour, fazendo assim a sua estreia como sénior frente ao FC Bruxelas com uma vitória por 2-1. Passados 11 dias, Witsel faz a sua primeira participação numa prova europeia (Taça UEFA, actual Liga Europa), como substituto no jogo frente ao Celta de Vigo. Jogo esse que não correu muito bem à sua equipa que o perdeu por 3-0, consumando assim a sua primeira derrota no escalão mais "alto" do futebol.

Na época de 2007/2008, Witsel foi um dos elementos chaves a par de Defour e Fellaini à conquista do campeonato que já não era ganho há 25 anos. Neste campeonato Witsel foi considerado o Melhor Jogador Jovem da prova.

                                          (Witsel, com o seu troféu individual, a bota de ouro belga)

No ano seguinte voltou a ser campeão, e foi ele que marcou o penálti da decisão dando assim o bi-campeonato ao Standard de Liége, com 19 anos. Ganhou na parte final da primeira metade da época a Gouden Schoen (Bola de Ouro Belga).

Em 2011, Axel Witsel transferiu-se para o clube da Luz pela quantia de 9.000.000€ (nove milhões de euros) e desde logo assumiu um papel importante no onze titular, nunca mais se desfazendo assim da sua posição. Hoje em dia é dos jogadores com mais importância e o mais cobiçado que actua no Sport Lisboa e Benfica.

0 comments: